sexta-feira, 20 de julho de 2007

a invasão do espírito balzac

no palco um rapaz magro de camiseta, calça jeans e tênis all star balança o corpo e a cabeça tipo o kurt cobain - o som também é muito parecido. me olho de cima a baixo e vejo uma camiseta, uma calça jeans e um tênis all star, mas o espelho da frente não engana: eu não tenho mais 18 anos.
no salão os jovenzinhos se divertem tanto! eles contam histórias, falam sem parar e riem muito. fumam muito e bebem muito também. falam de qualquer assunto com propriedade, seguros de que suas idéias são libertadoras e revolucionárias. e penso que eles têm razão. o mundo mudou com as idéias de certos jovenzinhos.
eles tem idéias incríveis porque eles pensam muito. e pensam com a mente livre porque não precisam pensar no que vão comer a semana inteira para saber o que vão comprar no supermercado. eles não precisam pensar em como vão fazer para ganhar mais dinheiro ou como vão administrar o dinheiro que tem. eles não precisam pensar em como vão consertar o vazamento da cozinha tampouco em resolver o problema da umidade do guarda roupa. eles não precisam pensar em ir ao médico, em fazer exercícios físicos e muito menos em parar de fumar. o futuro é muito, muito longe.
eu olho os jovenzinhos e acho eles bonitinhos como quem olha para filhotinhos de animais. eles são tão bonitinhos e inocentes...
dez anos depois os assuntos são escassos, as idéias vis, a lista de compras enorme e a felicidade se reduz a ter uma máquina de lavar. na pauta, carreira, casa, casamento e a possibilidade de filhos. agora se sabe muito bem da importância que tem ter um plano de saúde. e sabe-se como eles custam caro também. e aos 28 anos não tem essa de futuro, tem plano de aposentadoria.

2 comentários:

Anônimo disse...

Medo !

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.